As inscrições dos Jogos da Primavera encerram nesta segunda-feira, 17, e os números já superam os anos anteriores. A 39ª edição dos jogos já registra 360 escolas sergipanas inscritas, 67 municípios participantes e mais de 10 mil inscrições até o momento. O período de inscrições segue até às 23h59 desta segunda, e continuam sendo realizadas pelo novo site oficial dos Jogos da Primavera.  

O maior evento de desporto escolar do estado, organizado pelo Governo de Sergipe, por meio das secretarias de Esporte e Lazer de Educação e Cultura, chega a 39ª edição com 26 modalidades esportivas e faixa etária ampliada, dos 8 aos 17 anos.

A secretária de Estado do Esporte e Lazer, Mariana Dantas, comemora o recorde de inscrições. “A nossa expectativa era atingir as 8 mil inscrições, mas passamos dos 10 mil inscritos. Isso é uma felicidade para nós, significa que teremos uma disputa linda e que os nossos estudantes estão muito interessados em participar da maior competição de desporto escolar do estado”, afirma a secretária.

O diretor de Esporte Educacional, Ulisses Santos, atribui esse dado ao fortalecimento do desporto escolar. “As escolas sergipanas estão implantando o esporte de forma mais forte, assídua e comprometida com resultados, adaptando modalidades esportivas e incentivando crianças e jovens a seguirem esse caminho. A quantidade de inscrições nos Jogos da Primavera é resultado disso, as inscrições ainda não foram encerradas e já superamos os números das edições anteriores. Será uma bela competição entre as escolas e um verdadeiro show do desporto escolar sergipano”, comemora.

Calendário

Para abrir as competições, um evento será realizado no dia 26 de abril, às 13 horas, na Arena Batistão, com o desfile das bandas das escolas e atletas inscritos. A escola que participar dessa abertura ganhará cem pontos, conforme o regulamento geral disponível no site.

A primeira fase dos jogos começa no dia 2 de maio e segue por dois meses com disputas das mais diversas modalidades, com a participação de alunos da rede estadual, municipal e particular. Nessa edição, além das categorias A (de 12 a 14 anos) e B (de 15 a 17 anos), os Jogos da Primavera abriram oportunidade para crianças de 8 a 11 anos, na categoria infantil.

A 39ª edição dos Jogos da Primavera também terá dias novas modalidades esportivas: o tiro com arco e o triatlhon, além das tradicionais: futsal, atletismo, ciclismo, jiu-jitsu, voleibol, handebol, natação, tênis de mesa, xadrez, basquete 3×3, Wrestling, taekwondo, karatê, badminton, ginástica artística e rítmica, vôlei de praia e polo aquático. Os jogos também compreendem modalidades adaptadas: paratletismo, paranatação, vôlei sentado e parabadminton. 

Related Articles