Abertura do evento acontece no dia 28 de abril

O clima era de euforia na manhã da quarta-feira, 29, na quadra de esportes da Escola Estadual Jacintho de FigueiredoMartins, situada no bairro Farolândia, em Aracaju. O motivo de tamanha animação foi o lançamento da 39ª edição dos Jogosda Primavera. Em 2023, o tradicional evento esportivo de Sergipe traz duas importantes novidades que tornam o campeonatoainda mais inclusivo. Além das habituais categorias A (de 12 a 14 anos) e B (de 15 a 17 anos), esse ano os Jogos daPrimavera também abrem inscrições para a categoria Infantil, contemplando alunos da faixa etária dos 8 aos 11 anos, eadicionam novas modalidades esportivas. O evento marcou igualmente o início do período de inscrições que segue até 14 deabril, no site oficial https://jogos.seduc.se.gov.br.

A diretora da Escola Estadual Jacintho de Figueiredo Martins, professora Lucimar Mangieri, enfatizou a importância darealização de eventos como este na vida escolar. “A nossa equipe de professores e técnicos está muito feliz de ser a anfitriãdo lançamento deste renomado evento esportivo. Os alunos estão transbordando de felicidade, pois além de estaremdesfrutando da nova quadra de esportes, também estão ansiosos para realizar suas inscrições no campeonato”, acrescentou adiretora.

“Meus colegas e eu estamos muito entusiasmados com a possibilidade de participarmos dos Jogos da Primavera,principalmente agora que acabamos de receber essa quadra de esportes novinha. Nós estamos treinando muito e vamostreinar mais ainda para representar bem a nossa escola”, disse Yasmin Vieira Santos, iniciante no voleibol e estudante do 9ºano da Escola Estadual Jacintho de Figueiredo Martins.

Para Yasmin Vieira Farias, praticante de atletismo e estudante do 9º ano da Escola Estadual Jornalista Paulo Costa,localizada no bairro Bugio, os Jogos da Primavera é uma competição esportiva muito aguardada pelos alunos. “Ano passadotive a oportunidade de representar a minha escola no atletismo e consegui bons resultados. Este ano estou confiante que oresultado será ainda melhor, pois estou focada nos meus treinos”, comentou a jovem atleta.

Acompanhado do governador Fábio Mitidieri e demais autoridades, o secretário Zezinho Sobral aproveitou a ocasião paralembrar que, a exemplo das edições anteriores, o Governo do Estado será responsável pelo transporte e a alimentação dosatletas da Rede Estadual de Ensino. “A gente sabe o quanto é importante o acesso ao esporte na vida da nossa juventude. Naconstrução de uma educação mais forte, no combate à evasão escolar, na formação física e psicossocial dos jovens, narelação da escola com a comunidade. Por isso, é uma satisfação imensa estar aqui e poder contribuir para o fortalecimentodos Jogos da Primavera porque a paixão pelo esporte é o que nos move”, concluiu o secretário de Educação de Sergipe.

Jogos terão 26 modalidades

A abertura dos Jogos da Primavera será realizada no dia 28 de abril, às 16 horas, com uma cerimônia no Ginásio de EsportesConstâncio Vieira. A primeira fase terá as seletivas municipais de 02 a 23 de maio, com as disputas de futsal masculino. Nafase 2, ocorrerão as seletivas regionais do futsal masculino e feminino também de 02 a 23 de maio. A fase 3 acontecerá de 16de maio a 17 de junho, na Grande Aracaju. Os Jogos da Primavera encerrarão no dia 17 de junho.
Dentre as modalidades desta 39ª edição estão futsal, atletismo, ciclismo, jiu-jitsu, voleibol, handebol, basquete, natação,tênis de mesa, xadrez, basquete 3×3, wrestling, taekwondo, karatê, badminton, ginástica artística e rítmica, vôlei de praia,polo aquático, e as novidades dessa edição, que serão o triathlon e o tiro com arco, além das paramodalidades: paratletismo,paranatação, vôlei sentado e parabadminton.

Os Jogos da Primavera serão realizados por meio de uma parceria entre as secretarias de Estado do Esporte e Lazer (Seel) eda Educação e Cultura (Seduc) e incentivam a participação de estudantes-atletas de todo o estado, sejam da rede pública ouparticular.